III Parada da Diversidade de Florianópolis traz além da luta contra o preconceito uma semana de variedades. O evento que iniciou no dia 28 de abril segunda-feira com O Fórum sobre Turismo GLS e o troféu Amigo, também apresenta eventos culturais, exposições, mostra de filmes e o Diversity Games.
A casa da diversidade que funciona na antiga Câmara dos Vereadores, Praça XV de Novembro pode-se encontrar produtos oficiais da parada como camisetas, CDs e informativos. Lá que ocorre a 3ª Mostra de Filmes da Diversidade. Exibição de produções com temática GLBT, com diferentes focos. Confira os filmes e os horários de exibição: no site.
Com o tema “Nós também votamos! Pela igualdade de direitos civis” a III Parada encerra no dia 03 de maio, a partir das 14h, na Av. Beira Mar Norte, em frente ao bar Koxixo's.
Foto acima de Sofia Franco - Licença Creative Commons.
VII Feira de Rua do Livro de Florianópolis acontece no Largo da Alfândega – Centro. Começa amanhã, dia 30 de abril e vai até dia 10 de maio, horário é das 9 às 20 horas. A Câmara Catarinense do livro que promove o evento tem como o objetivo divulgar o trabalho dos autores catarinenses bem como incentivar o hábito da leitura entre as diferentes classes sociais.
Na feira, há livros para todos os gostos: nacionais, estrangeiros, infantis, infanto-juvenis, adulto, best-sellers e religiosos. Haverá lançamentos de livros, sessões de autógrafos, bate-papo com autores, oficinas de arte para crianças, contação de histórias, apresentações musicais, espetáculos teatrais e danças.
Noite de quarta-feira estréia novo espetáculo de Wagner Segura. Um dos principais ícones do samba e do choro no sul do país apresenta o show chamado “Encontro” no Centro Integrado de Cultura, às 21h, dia 30 de abril.
O violonista, cavaquinista, bandolinista, compositor e arranjador Wagner Segura passeia pelos mais diversos gêneros da música como choro, samba, frevo, tango, clássico, abrangendo compositores geniais como Villa Lobos, Pixinguinha, Jacob, Piazzola, Cartola, Baden Powell, numa variedade de timbres e sons que fazem do evento imperdível! O show contará com participação de diversos músicos da cidade como Bebê (acordeon), Joel (sax), Janet (voz), capoeira e dança.
Quem quiser participar dessa excelente noite musical o ingresso custa R$28 e pode ser adquirida na Fruta Flor (Rua Arno Hoeschi, 243 Fone: 3225-0175), Calcanhar de Aquiles (Travessa Stodieck, 34 Fone: 3223-5543), Essstrondo (Rua Almirante Lamego, 1480 Fone: 3324-1107) e Bilheteria do CIC (Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 Fone: 3953-2300).
O projeto 2a feira no Cinema da Fundação Hassis que tem como objetivo expor filmes e documentários (sempre na última segunda-feira do mês) traz mais um clássico do cinema.
O mistério de Picasso – Documentário da França, ano 1956 / P&B e Cor/ 75 min, a direção é de Henri-Georges Clouzot.
O processo de criação do pintor Pablo Picasso é desvendado aos olhos do espectador. Enquanto executa suas pinturas, Picasso e o diretor do filme dialogam e refletem sobre seus trabalhos.
Henri-Georges Clouzot nasceu em Paris em 1907. Estudou Matemática e Ciências Políticas, mas preferiu trabalhar com jornalismo e cinema. Depois de dez anos como roteirista, dirigiu seu primeiro filme, O assassino mora no 21, em 1942. Sua saúde debilitada o impediu de terminar vários trabalhos. Morreu em Paris em 1977.
A entrada é franca! Dia 28/04 às 19:30h. Local: Museu Hassis – Rua Luiz da Costa Freyleben, 87 – Itaguaçu – Fpolis
(próximo ao Edifício do Diário Catarinense)
Mais informações: (48) 3348-7370 ou contato@fundacaohassis.org.br
O Dia Nacional do Choro é comemorado no Mercado Público, neste sábado, dia 26, a partir das 10h, os principais grupos de choro e músicos solistas da região da grande Florianópolis estarão lá.
O Choro é o gênero musical mais antigo do Brasil. Em todo o Brasil comemora-se o “Dia Nacional do Choro” no dia 23 de abril (dia do nascimento de Pixinguinha).
A programação abaixo é do que vai rolar no Mercado:
GRUPO DE CHORO - (SOLISTA CONVIDADO) - HORÁRIO
1.GINGA DO MANÉ - (Andrei) - 10h
2.TRIO SONOROSO - (Maiara) - 10h30
3.FALTANDO UM - 11h
4.NÓ NA MADEIRA - 11h20
5.PORTAL DO CHORO - 11h40
6.CHORANDO PELOS DEDOS - 12h
7.HOMENAGEADO JOSÉ SARDÁ - (Marco Aurélio) - 12h20
A etapa final do II Femic (Festival da Música e da Integração Catarinense) será no Centro Integrado de Cultura - CIC, nos próximos dias 24 e 25 de abril a partir das 19h. Serão apresentadas 24 músicas classificadas. O evento que contou com 2.700 inscrições é promovido pelo Funcultural – Fundo de Incentivo à Cultura, gerido pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.
Femic conta com muita música de qualidade e uma diversidade artística riquíssima. O primeiro lugar levará 15mil reais, o segundo 7mil e o terceiro 3 mil, prêmios estes que podem ajudar as bandas a se organizarem para tocarem com seus projetos em frente. Mas o prêmio maior e o objetivo do festival é a divulgação das músicas no estado todo.
Nelson Pereira dos Santos em Florianópolis. Um dos grandes cineastas do país e membro da Academia Braileira de Letras (ABL) estará batendo um papo na sala de Cinema do CIC. Será amanhã segunda feira de feriado às 18h.
Nelson está na Capital rodando um filme sobre o maestro Tom Jobim.
Nelson Pereira dos Santos: nascido em São Paulo, em 1928, Nelson foi o precursor do Cinema Novo, tratando de um tema até então inédito nos filmes da época, que era a vida nas favelas do Rio de Janeiro, no caso.
Formado em direito e graduado em direção na Escola de Paris, foi professor fundador do curso de graduação em cinema da Universidade Federal Fluminense, além de ter lecionado na Universidade de Brasília e outras instituições no Brasil e exterior.
Seu principal longa foi "Vidas Secas" lançado em 1963 e relançado 40 anos depois, em 2003. O longa, além de contar com toda força presente na obra de Graciliano Ramos, foi revolucionário esteticamente contando com a inovadora fotografia de Luis Carlos Barreto, produtor da maior bilheteria da história do cinema nacional "Dona Flor e Seus Dois Maridos".
Foto acima de Dani Cast. Licença Creavite Commons.
A exposição “Espaços Reversíveis” é um projeto apoiado pela FCC- Fundação Catarinense de Cultura, elaborado pelos artistas Rubens Mano, Tatiana Ferraz (ambos de São Paulo) e Ana Holck (do Rio de Janeiro) e a idéia foi criar obras que dialogam com a estrutura e logística do Palácio Cruz e Sousa. São frutos do processo de conhecimento do grupo sobre as condições normativas e físicas do lugar.
A abertura foi semana passada, dia 10 e a visitação poderá ser até dia 11 de maio, terça a sexta, das 10h às 18h, sábados e domingos, das 10h às 16h. É gratuito!
Informações: Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa, Praça 15 de Novembro, 227 Centro - Florianópolis
Fone: (48) 3028-8090.
A foto acima é de macz_out - Licenças Creative Commons.
Uma arte se transforma em outra. Fotografias de Cotidiano, de viagens e de interiores viraram elaboradas pinturas nas mãos de Juliana Hoffamane podem ser conferidas aqui em Florianópolis até o dia 21/04. A artista é uma catarinense que já participou de várias exposições nacionais e internacionais.
"As obras de Juliana Hoffman adquirem força pelas imagens que nelas se multiplicam na insistência do “olhar buscador”... As obras de Juliana nos convidam a brincar de espiar a cidade. Uma brincadeira séria", comenta Anita Prado Koneschi, professora do Centro de Artes da Udesc.
Curadoria de Rodrigo Silva Local: Café Matisse - Av. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica. Horário: de segunda a sexta-feira a partir das 15h.
O 15º Floripa Teatro – Festival Isnard Azevedo é um evento dedicado a arte e tem como objetivo privilegiar o intercâmbio, a circulação de idéias, oportunidades para diálogos e conhecimento do que há de novo. Enfim veio para dinamizar a vida cultural da cidade, estimular a troca de experiências e contribuir para a formação da platéia.
O festival realizado pela Fundação Franklin Cascaes, órgão municipal de cultura já acontece desde 1993 e ano passado 2007 atingiu um público de 30 mil pessoas. Inicialmente era realizado apenas em um teatro, atualmente ocorre no Teatro Ademir Rosa (CIC), Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) e Teatro da Ubro, e chegou aos bairros e às ruas da cidade.
Além de exibição de espetáculos, o festival também cumpre o papel de formar artistas com oficinas ministradas pelos integrantes dos grupos que se apresentam no Floripa Teatro. Esse ano serão oferecidas 24 oficinas gratuitas.
Foto Divulgação
A abertura hoje - dia 12 de abril (21h) será no palco do Teatro do CIC, está prevista a comédia “A Mulher do Trem”, um texto de M. Hennequin e G. Mitchell e direção de Fernando Neves. A montagem é do grupo paulista Os Fofos Encenam e o enredo narra a vida de um homem no dia de seu casamento.
Amigas há muitos anos, as três artistas, Letícia Márquez, Lúcia Misael e Maria Cheung, pela primeira vez fazem uma exposição conjunta, no Masc. Todas moram no Paraná, mas em cidades diferentes, como Curitiba, Foz do Iguaçu e Londrina.
Na instalação Alguma Coisa Acontece No Meu Coração, de Letícia, o visitante é surpreendido por dezenas de fotos de cabeças de mulheres coladas no alto das paredes, sem corpo, tendo como único adereço vastas cabeleiras desenhadas em grafite até o chão, se equilibrando como grandes totens, parecendo buscar sustentação.
A chinesa/brasileira Maria, cujo nome de nascimento é Miu Kuen, que significa beleza e delicadeza em cantonês, fala da dor das milhares de meninas chinesas mortas antes de nascer, pelo único crime de serem mulheres e não homens. Sua instalação coloca na parede, em pequenas cadeiras, dezenas de bonecos, todos homens e sem roupa, pintados de dourado.
Na instalação de Lúcia, ela usa uma das toalhas feitas pela avó, que era dentista e bordadeira. Ela é projetada como sombra no chão, fazendo com que o público receba a imagem em seu corpo.
A exposição começou dia 11 de março e está nos últimos dias - vai até dia 13 de abril. É gratuito! Endereço: Av. Gov. Irineu Bornhausen - 5600 no MASC - Agrônomica.
O vídeo abaixo é um aperitivo do que rola na instalação.
O evento comemorativo aos 10 anos de criação do Museu da Imagem e do Som de SC (MIS/SC) traz a obra completa do mestre da animação Norman McLaren.
A mostra apresenta dez programas que reúnem os filmes a partir de diferentes recortes técnicos e temáticos. Inclui ainda um documentário sobre o cineasta, inédito no Brasil, palestra de abertura com AnimaKing e uma mesa redonda sobre animação catarinense.
Local: Sala do MIS - Av. Gov.Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica. Horário: 19h. Valor: gratuito. Informações: pelo e-mail mis@fcc.sc.gov.br.
Começa hoje e vai até o dia 18/04. Duas semanas de animação!!!! Veja a programação abaixo.
A exposição da pintura "Primeira Missa no Brasil" do catarinense Victor Meirelles está em Santa Catarina pela primeira vez. A obra chegou ontem dia 3 de abril e ficará noMuseu de Arte de Santa Catarina, em Florianópolis até dia 11 de maio. O horário de visitação foi ampliado, com abertura em todos os dias da semana, das 9h às 21h.
AFundação Catarinense de Cultura(FCC) que investiu para pintura chegar a cidade preparou além da sala com a tela, outros três ambientes, mostrando os desenhos preparatórios produzidos pelo artista, documentos históricos e também informações sobre o processo de restauração.
A Pró- música de Florianópolis promove espetáculo para celebrar a Mulher. Uma idéia que reúne obras compostas somente por compositoras mulheres e será tocado, também, somente por mulheres. O evento "Elas por Elas" partiu de três profissionais amigas de longa data, e de uma maneira ou de outra sempre estiveram ligadas por alguns trabalhos no cenário da música de câmara.
Foto de divulgação
O Trio formado pela pianista Olinda Allessandrini, pela violinista Hella Frank e pela violoncelista Inge Schmiedt Volkmann tem pautado seus trabalhos pela seriedade e pelas pesquisas musicais que tem feito.
Data: 3 de Abril de 2008 • 21h (Amanhã!)
Local: Teatro Ademir Rosa, Centro lntegrado de Cultura, Florianóplis