Nelson Pereira dos Santos em Florianópolis. Um dos grandes cineastas do país e membro da Academia Braileira de Letras (ABL) estará batendo um papo na sala de Cinema do CIC. Será amanhã segunda feira de feriado às 18h.
A entrada é gratuita. Promoção: Cinemateca Catarinense.
Nelson está na Capital rodando um filme sobre o maestro Tom Jobim.

Nelson Pereira dos Santos: nascido em São Paulo, em 1928, Nelson foi o precursor do Cinema Novo, tratando de um tema até então inédito nos filmes da época, que era a vida nas favelas do Rio de Janeiro, no caso.
Formado em direito e graduado em direção na Escola de Paris, foi professor fundador do curso de graduação em cinema da Universidade Federal Fluminense, além de ter lecionado na Universidade de Brasília e outras instituições no Brasil e exterior.
Seu principal longa foi "Vidas Secas" lançado em 1963 e relançado 40 anos depois, em 2003. O longa, além de contar com toda força presente na obra de Graciliano Ramos, foi revolucionário esteticamente contando com a inovadora fotografia de Luis Carlos Barreto, produtor da maior bilheteria da história do cinema nacional "Dona Flor e Seus Dois Maridos".
Nenhum comentário:
Postar um comentário