Páginas

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Exposição Invisibile - sentimentos de mulheres

Amigas há muitos anos, as três artistas, Letícia Márquez, Lúcia Misael e Maria Cheung, pela primeira vez fazem uma exposição conjunta, no Masc. Todas moram no Paraná, mas em cidades diferentes, como Curitiba, Foz do Iguaçu e Londrina.

Na instalação Alguma Coisa Acontece No Meu Coração, de Letícia, o visitante é surpreendido por dezenas de fotos de cabeças de mulheres coladas no alto das paredes, sem corpo, tendo como único adereço vastas cabeleiras desenhadas em grafite até o chão, se equilibrando como grandes totens, parecendo buscar sustentação.

A chinesa/brasileira Maria, cujo nome de nascimento é Miu Kuen, que significa beleza e delicadeza em cantonês, fala da dor das milhares de meninas chinesas mortas antes de nascer, pelo único crime de serem mulheres e não homens. Sua instalação coloca na parede, em pequenas cadeiras, dezenas de bonecos, todos homens e sem roupa, pintados de dourado.

Na instalação de Lúcia, ela usa uma das toalhas feitas pela avó, que era dentista e bordadeira. Ela é projetada como sombra no chão, fazendo com que o público receba a imagem em seu corpo.

A exposição começou dia 11 de março e está nos últimos dias - vai até dia 13 de abril. É gratuito! Endereço: Av. Gov. Irineu Bornhausen - 5600 no MASC - Agrônomica.

O vídeo abaixo é um aperitivo do que rola na instalação.



Produção e edição das imagens: Karla Simas

Nenhum comentário: