Páginas

sábado, 15 de março de 2008

Movimento Dadaísta


Dadaísmo foi um movimento originado em 1916, em plena 1ª Guerra Mundial, em Zurique, Suíça. O movimento, que negava todas as tradições sociais e artísticas, tinha como base um anarquismo niilista e o slogan de Bakunin: “a destruição também é criação”.

O Dadaísmo procurava chocar um público mais ligado a valores tradicionais e libertar a imaginação via destruição das noções artísticas convencionais. Apesar de sua curta durabilidade - no período entre guerras, praticamente havia sido esquecido - e das críticas realizadas ao movimento, fundamentalmente baseadas em sua ausência de vocação construtiva, teve grande importância para a arte do Século 20.

Fez parte de um processo, observado nesse século, de libertação da arte de valores preestabelecidos e busca de experiências e formas expressivas mais apropriadas à expressão do homem moderno e de sua vida. O dadaísmo forneceu grande inspiração para movimentos posteriores, como o Surrealismo
, derivado dele, a Arte Conceitual, o Expressionismo Abstrato e a Pop-Art americana.


Para quem admira o movimento ou não conhece muito bem apreciar o vídeo abaixo faz a pessoa entrar em contato com as obras do período. Aproveitem!!!





O vídeo foi produzido pelos estudantes de jornalismo da Faculdade Estácio de Sá – Fabio Lima, Carmelo Cañas e Karla Simas.

Nenhum comentário: